Benefícios da Musculação


A musculação é um tipo de actividade física transversal a todas as faixas etárias. Seja em casa ou no ginásio, milhares de halteres são levantados diariamente. Os objectivos pretendidos diferem de pessoa para pessoa: ganhar massa muscular, perder peso, melhorar condição física, estética, etc.

Mas será que a musculação só serve para estes fins? Quais são os verdadeiros benefícios da musculação?
Mais massa magra
À medida que envelhecemos, vamos perdendo massa muscular. Se vivermos uma vida sedentária, quando chegarmos aos 70 anos já teremos perdido cerca de metade da massa muscular que tínhamos aos 20 e tal anos.
Com a prática da musculação, a chamada massa magra (tecido muscular) aumenta. Durante a noite, o organismo repara as fibras musculares danificadas pelo treino e cria novas fibras. O treino de musculação abre, pois, caminho a estas modificações.
Menos massa gorda
Ao mesmo tempo que aumenta a massa magra, o treino de musculação também auxilia na queima de gordura (massa gorda).
Numa análise a uma série de estudos, levada a cabo pelo Physical Activity Guidelines Advisory Committee Report, os especialistas norte-americanos constataram que, apesar de o treino de endurance (cardio) ser mais eficiente para quem quer perder, o treino de resistência (musculação) pode fazer o indivíduo perder até 1kg por semana.
Este valor pode parecer pouco mas não podemos esquecer que o treino de resistência promove o aumento da massa magra, que é mais pesada que a massa gorda. Daí a diferença na balança parecer pouco significativa.
Osteoporose
Esta condição caracteriza-se pela diminuição substancial da quantidade de massa óssea e pelo desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas.
A musculação produz estímulos que desencadeiam reacções químicas sobre os ossos. Essas reacções fazem com que o esqueleto absorva melhor o cálcio, contribuindo para a boa formação da massa óssea. Estudos realizados com halterofilistas, e mulheres na menopausa comprovam isto.
Osteoartrite
A osteoartrite é caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso adjacente. É a cartilagem que aguenta com a violência do treino, impedindo a fricção entre os ossos. Aqui temos um dado curioso. Apesar de ser um facto que quem pratica desporto, incluindo os praticantes de musculação, têm maior tendência a revelar problemas de cartilagem, também é verdade que o treino com pesos pode ajudar a reduzir os sintomas associados à osteoartrite.
Um estudo publicado no Journal of Rheumatology seguiu durante 4 meses dois grupos de mulheres que sofriam de osteoartrite. Um dos grupos seguiu a sua rotina diária regular. O outro desempenhou exercícios de musculação caseiros, entre os quais agachamento e extensão de pernas. No final do estudo, as mulheres deste grupo apresentaram uma redução de 43% nas dores causadas pela falta de cartilagem e um aumento de 44% nas funções físicas como andar e subir escadas.
Os investigadores justificaram estes resultados explicando que os músculos fortes actuam como amortecedores de impacto das articulações, retirando alguma pressão das articulações em actividades como andar ou correr.
Diabetes
Sabe-se hoje que a musculação aumenta a acção da insulina no músculo esquelético, aumentando assim a tolerância à glicose (cuja proliferação descontrolada é responsável pela condição de diabético).
Pressão arterial
A musculação reduz a pressão arterial, uma vez que com músculos mais fortes o coração terá de se esforçar menos nas actividades diárias.
Por exemplo, uma análise de 11 estudos, publicada no jornal Hypertension, descobriu que a musculação praticada semanalmente é capaz de reduzir a pressão arterial sistólica – o indicador maior na leitura da pressão arterial – em 2% e a pressão diastólica – o valor menor – em 4%. São pequenos ganhos que contribuem para o fortalecimento da saúde cardiovascular.
Outro estudo publicado no Circulation corroborou estas descobertas.
Colesterol
A musculação ajuda a diminuir o colesterol pois faz com que o fluxo sanguíneo fique mais “forte” e consiga levar os resíduos que se acumulam nas artérias. Os estudos publicados a este respeito mostram que a musculação tem capacidade para aumentar o HDL, o bom colesterol, e diminuir o LDL, o mau colesterol.
Outras
A musculação ajuda ainda a combater a flacidez, uma vez que tonifica os músculos e estimula à produção de novas fibras musculares, e a melhorar a postura, devido ao fortalecimento dos músculos que suportam a coluna – os músculos abdominais e os flexores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário