Imagem corporal e auto-estima


Eu sou gordo.
Eu sou muito magro.
Eu ficaria feliz se fosse mais alto, mais baixo, tivesse cabelos encaracolados, cabelos lisos, um nariz pequeno, músculos maiores, pernas mais longas.

Alguma destas declarações é-lhe familiar? Costuma sentir-se em baixo? Se assim for, você não está sozinho. Como um adolescente, que está passando por toneladas de mudanças no seu corpo. E como o seu corpo muda, a sua imagem de si mesmo também muda. Muitas pessoas têm dificuldade em perceber isso, e consequentemente pode afetar a sua auto-estima.

Por que a Auto-Estima e Imagem Corporal é importante?
Auto-estima é tudo aquilo que as pessoas valorizam a si mesmos e o orgulho com que o fazem. Auto-estima é importante porque se sentir bem consigo próprio, isso afeta diretamente a forma como age. Uma pessoa que tem auto-estima elevada fará amigos com facilidade, possui um maior controlo do seu comportamento, e aprecia melhor a vida.

Imagem corporal é a forma como alguém se sente acerca da sua própria aparência física.

Para muitas pessoas, especialmente aquelas no início da adolescência, a imagem do corpo pode estar intimamente ligada à auto-estima.

O que influencia a auto-estima?

Puberdade
Alguns adolescentes lutam com a sua auto-estima quando eles começam a puberdade, porque o corpo passa por muitas mudanças. Essas mudanças, combinadas com um desejo natural de se sentir aceite, significa que ele pode ser tentador para as pessoas a se comparar com os outros. Podem comparar-se com as pessoas ao seu redor ou com atores e celebridades que vêem na TV, em filmes ou em revistas.

Mas é impossível medir-nos com os outros, porque as mudanças que vêm com a puberdade são diferentes para todos. Algumas pessoas começam a desenvolver cedo, outros bem mais tarde. Alguns com uma camada temporária de gordura para se preparar para um surto de crescimento, outros permanentemente, e outros sentem que ficam magros não importando o quanto comem. Tudo depende de como nossos genes têm programado o nosso corpo para agir.

As mudanças que vêm com a puberdade podem afectar a forma como as meninas e os rapazes se sentem sobre si mesmos. Algumas jovens podem sentir-se desconfortáveis ou envergonhadas com os seus corpos. . As meninas podem sentir pressão para serem magras, mas os rapazes podem sentir que não são suficientemente grandes e musculados.

Influências externas
Não é apenas o desenvolvimento que afeta a auto-estima. Muitos outros fatores (como imagens da mídia de meninas magras e bulked-up guys) podem afetar a imagem corporal da pessoa também.

A Vida familiar às vezes pode influenciar a auto-estima. Alguns pais passam mais tempo criticando seus filhos e sua aparência do que elogiá-los, o que pode reduzir a capacidade das crianças para desenvolver uma boa auto-estima.

Um comentário:

  1. Estou totalmente de acordo, a auto-estima tem que partir do interior de cada um de nós.

    ResponderExcluir