5 formas de evitar o cancro da mama


red-wine-sip
1. Limite o consumo de duas a três bebidas alcoólicas por semana
O álcool, mesmo consumido em pequenas quantidades, acreditamos que aumenta o risco de contracção de cancro mamário. A maioria dos médicos recomenda cortes em vinho, cerveja e bebidas destiladas.

Um estudo recente mostrou a ligação entre a bebida e o cancro da mama tendo sido apurado que 70% dos tumores eram conhecidos como hormônio-sensível.

stair-run-exercise
2. Pratique exercício pelo menos duas a três vezes por semana
 Quando praticar exercício físico, tente manter durante 20 minutos a sua frequência cardíaca acima do seu nível normal de referência. Longas caminhadas também são benéficas no entanto é o exercício mais vigoroso  (suar a camisola!) que ajuda realmente o seu coração e reduz o seu risco de cancro.

scale-adjustment
3. Informe-se sobre qual o seu peso ideal e tente mante-lo o melhor possível
Inúmeras pesquisas mostram que ser obeso, (principalmente se você estiver na menopausa)  aumenta o risco de contracção de cancro. Um estudo divulgado em março de 2008 por pesquisadores da University of Texas MD Anderson Cancer Center, em Houston demonstrou que mulheres com excesso de peso apresentaram menores taxas de sobrevivência ao cancro da mama e uma maior propabilidade de contrair uma doença grave do que mulheres com baixo peso.
Verifique aqui qual é o seu peso ideal: http://www.calcularpesoideal.com.br/

breast-self-exam
4. Faça uma exame mamário mensal
Tenha a certeza que obtém a instrução apropriada do seu médico de como efectuar as apalpações
Como fazer o auto-exame da mama?

No Duche: Levante o braço esquerdo. Com as pontas dos dedos centrais da mão direita pressione suave, mas firmemente o peito esquerdo. Formando círculos à volta do peito, comece no ponto mais distante do mamilo e repita até chegar ao mamilo. Na mesma posição e exercendo um pouco mais de pressão, palpe a axila esquerda para se certificar que não tem nenhum caroço. Repita esta operação no peito direito, invertendo as posições.

Ao Espelho: Observe os peitos com os braços caídos. Depois coloque as mãos na cintura, inclinando os ombros e cotovelos para a frente. Em seguida ponha as mãos na nuca, pressionando-as ligeiramente. Nestas três posições procure eventuais alterações de cor, tamanho e textura que lhe possam parecer novas ou estranhas.

Deitada: Com uma almofada debaixo do ombro esquerdo estenda o braço esquerdo por debaixo da cabeça.

Palpe o peito esquerdo com a mão direita, seguindo as instruções descritas no 1º passo, não esquecendo a axila. Pressione o mamilo entre os dedos indicador e polegar para detectar se existe secreção. Depois levante o mamilo em conjunto com a auréola para verificar se há mobilidade ou aderência. Faça o mesmo para o peito direito, invertendo as posições.

É importante, lembrar que o auto-exame da mama não substitui a mamografia regular de rastreio.

auto_exame da mama.jpg 


mammogram

5. Faça uma mamografica pelo menos uma vez ao ano depois dos 40 anos.

Detetar um tumor cedo aumenta significativamente a probabilidade de cura:
 A taxa de sobrevivência é de 98% quando a detecção de um cancro é feita até aos cinco anos e de meramente 27% depois dessa data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário